Como financiar imóvel em Portugal: documentação e pré-requisitos - Atlantic Bridge (2023)

É natural que o primeiro pensamento que venha à mente depois de decidir por uma aquisição écomo financiar imóvel em Portugal.

Só temos boas notícias: é possível, barato e acessível, porém o processo de seleção do melhor financiamento e aprovação de crédito tem uma série de detalhes que vamos descrever a seguir.

Como financiar imóvel em Portugal: o brasileiro consegue financiamento?

Com a livre mobilidade de pessoas na União Europeia é essencial para os bancos saberem lidar com estrangeiros, sob pena de perderem negócios relevantes.

Sendo a operação de financiamento imobiliário a grande porta de entrada para a fidelização de um novo cliente por décadas, todo grande banco europeu e português já está preparado para concessão de crédito para não-residentes.

O brasileiro se beneficia dessa realidade, conseguindo financiamento imobiliário desde que reúna as condições mínimas de renda e documentação, sendo aceitos rendimentos obtidos no Brasil ou mesmo em outros países.

Aprovação de crédito

O aspecto mais importante para saber como financiar imóvel em Portugal é a aprovação do crédito. Como regra geral e de acordo com a recomendação do governo, a prestação não pode ultrapassar 50% dos rendimentos, descontados os impostos e as outras prestações e obrigações.

Poucos sabem que os bancos têm liberdade para quebrar essa regra para casos muito especiais, geralmente reservada para clientes com grande patrimônio que se comprometam a utilizar outros produtos bancários, como por exemplo aplicações financeiras.

O tipo de renda aceito para comprovação muda de banco a banco. Alguns aceitam apenas salários ou rendimentos de profissionais liberais, outros incluem até dividendos e juros de aplicações e há até casos em que o banco aceita a composição de renda de um terceiro que seja avalista.

(Video) Euro Dicas & Atlantic Bridge - Live com perguntas e respostas sobre Morar em Portugal

A lista de documentos pessoais inclui:

  • Identificação pessoal (passaporte);
  • Número de identificação fiscal (NIF)
  • Três últimos comprovantes de salário;
  • Extrato de conta corrente (seis meses);
  • Última declaração de imposto de renda;
  • Comprovante profissional (contrato de trabalho, carteira profissional, contrato social, etc)
  • Em alguns casos, relatório do sistema de informação de crédito do Banco Central do Brasil.

Veja o guia passo a passo para comprar imóvel em Portugal aqui.

Quanto vou conseguir financiar?

Segundo a recomendação do Banco de Portugal, os bancos não devem financiar mais que 90% de um imóvel em Portugal, porém um cliente não-residente consegue de 60% a 70%, havendo casos mais raros na faixa de 80%, quando o relacionamento com o banco é excepcional.

Qual será o prazo de financiamento do imóvel?

O prazo máximo de um financiamento em Portugal é de 40 anos, porém um cliente não-residente geralmente fica restrito a 30 anos. A soma do prazo do financiamento e a idade do tomador nunca pode ultrapassar de 75 a 80 anos, dependendo do banco. Um cliente com 50 anos, por exemplo, poderia tomar um financiamento de no máximo 25 a 30 anos.

Simulação e realidade

Cuidado com as conversas com gerentes de banco sobre como financiar imóvel em Portugal. Em nossa experiência, eles se dividem em dois tipos: o muito otimista, que diz que tudo é possível, e o que não se compromete com nada.

Nenhum dos dois está perto da realidade. A única forma de garantir um financiamento é uma análise completa de crédito e do imóvel. As simulações em sites ou nas agências só servem para dar uma primeira ideia das condições e da prestação, porém sem nenhum garantia em nenhum aspecto.

Os sites de simulação de crédito à habitação dos principais bancos de Portugal são:

  • Caixa Geral de Depósitos;
  • Crédito Agrícola;
  • Banco BPI;
  • Banco CTT;
  • Millennium BCP;
  • Novo Banco;
  • Santander Totta;
  • UCI.

As simulações são só informativas e há sempre o valor de conversar com os bancos para determinar aquele com melhor encaixe para suas necessidades.

Não havendo nenhuma garantia de financiamento, a melhor prática para quem quer saber como financiar um imóvel em Portugal é sempre colocar cláusula no contrato de compra e venda que garanta o retorno de qualquer valor adiantado caso haja uma resposta negativa por parte do banco.

Prestações fixas e variáveis

A modalidade mais popular para financiar imóvel em Portugal é a de prestações variáveis, que é composta por uma taxa de juros, também conhecida como spread, e um indexador, a Euribor (custo do empréstimo entre os bancos europeus – similar ao CDI brasileiro).

(Video) Webinar: Golden Visa em Portugal e Soluções de Investimento

As prestações dos financiamentos com taxa variável sobem e descem conforme o comportamento da Euribor, podendo resultar em montantes muito maiores (ou menores) dos inicialmente acordados. Por exemplo, em um financiamento com spread de 1% ao ano, se a Euribor subir 1%, o valor dos juros irá dobrar.

Os financiamentos com taxas de juros fixas, por outro lado, irão sempre resultar em uma mesma prestação do início ao fim.

Quando se recebe uma oferta de financiamento, a taxa variável é sempre mais barata do que a taxa fixa no curto prazo, porém é incerto quem pagará menos juros ao final do prazo, a depender do comportamento da Euribor.

Investir em Portugal vale a pena? Leia esse artigo e descubra.

Como financiar imóvel em Portugal: documentação e pré-requisitos - Atlantic Bridge (1)

Como financiar imóvel em Portugal: comparando propostas e entendendo as taxas

Por lei os bancos são obrigados a entregar uma ficha com informações padronizadas de financiamento imobiliário. Este é um excelente instrumento para comparação das propostas para saber como financiar imóvel em Portugal.

O primeiro passo é entender que a Taxa Anual Efetiva (TAN) nada mais é do que a soma do spread e da Euribor. O spread é sempre negociável, porém a Euribor é uma taxa de juros calculada.

Analisar somente o spread ou a TAN não é suficiente porque existem outros custos associados de seguros, comissões e taxas que têm um impacto relevante. Um truque barato dos bancos é oferecer um spread camarada e depois carregar no custo do seguro de vida, por exemplo.

Para evitar essa armadilha é preciso também se analisar a Taxa Efetiva Anual Global (TAEG) que é a expressão de todos os custos envolvidos, como seguros de vida e do imóvel, taxas e comissões administrativas, custos de avaliação e de cadastro.

O empréstimo mais barato será aquele que tiver a menor TAEG.

(Video) Vanlife América Central: uma nova jornada vai começar!

Pode ser interessante também ler nosso artigo sobre comprar casa em Portugal.

Relacionamento com o banco

Uma prática comum em Portugal é de ter custos menores para clientes que queiram aprofundar o relacionamento. O banco oferece taxas menores para quem transferir o salário, contratar um seguro, um cartão crédito, manter aplicações, autorizar débito de contas e assim por diante.

Por conta disto, quando analisamos a ficha padronizada haverá sempre duas TAEGs, sendo que a TAEG dos clientes que cumpram os requisitos mínimos de relacionamento é sempre a mais vantajosa.

Finalidade

A finalidade do imóvel tem um papel importante na proposta de como financiar imóvel em Portugal. Os prazos são maiores e custos menores para moradia própria, havendo uma penalização nas condições para segunda moradia ou investimento.

Vale a pena fazer seguros à parte?

A contratação do seguro de vida e do imóvel é obrigatória para todo financiamento de imóvel em Portugal, porém o que poucos sabem é que a escolha do segurador sugerido pelo banco é opcional.

Se um banco oferece as melhores condições de spread, mas é o mais caro no seguro de vida e de imóvel, pode-se contratar o seguro em uma instituição financeira independente.

Sempre pergunte ao banco qual seria a taxa se contratasse o seguro à parte e veja qual é a combinação de spreads e seguros que resulte nos menores custos.

Imóveis em Portugal: onde encontrar e quais os requisitos para alugar e comprar.

Avaliação e documentação do imóvel

Com a transação de compra acordada, o próximo passo é dar entrada nos documentos pessoais e do imóvel junto ao banco escolhido, que irá providenciar a avaliação.

Os documentos do imóvel nessa fase geralmente se limitam à caderneta predial, licença de utilização e certidão predial. Em uma fase posterior será requerida a ficha técnica de habitação.

(Video) CAMILLE BERTAULT "COURSE"

Como regra geral o montante do financiamento de um imóvel em Portugal é determinado pelo menor valor entre aquisição e avaliação. Se o valor de avaliação é menor que o de aquisição, na prática o percentual financiado será menor do que esperado. Se o valor de avaliação for maior, o percentual inicial se manterá.

Empresas especializadas

Empresas especializadas em investimento imobiliário e cidadania também podem ajudar nesta fase do processo e direcionar sua pesquisa, tendo em mente o objetivo do seu investimento. Seja em busca de uma segunda cidadania ou simplesmente diversificar seu portfólio de propriedades.

Para tonar o seu processo mais simples e seguro, você pode contar com a consultoria da Atlantic Bridge, clique aqui para preencher nosso formulário, sem compromissos.

Transferindo capital

As transferências de recursos para exterior devem ser realizados através de corretoras de câmbio, que podem ou não ser associados ao banco de sua conta corrente. Os custos associados envolvem o imposto sobre operações financeiras (IOF), taxas de remessa e o spread.

Confira ainda o nosso guia para enviar dinheiro para Portugal com taxas baixas.

Comprando como pessoa jurídica

É possível realizar a aquisição e financiamento de um imóvel em Portugal através de uma empresa de sua propriedade, o que pode significar uma taxa tributária menor para envio de dinheiro do Brasil, mas significará taxas de juros maiores, prazos e percentuais financiados menores.

Nota importante: as informações de valores e taxas funcionam como um guia neste caso e podem variar de acordo com o período.

Se existe um consenso entre investidores do mundo todo, é esse: independente do valor ou do tamanho – pode ser uma mansão ou um apartamento de 50 metros quadrados – investir na compra de imóveis é uma das formas mais seguras e eficazes de investimento.

Agora que você já sabe como financiar imóvel em Portugal, sinta-se a vontade para entrar em contato e saber mais sobre esse processo.

Artigo publicado no site Euro Dicas: https://www.eurodicas.com.br/como-financiar-imovel-em-portugal/

(Video) Night

Autor: Marcio Fenelon
Investimento Imobiliário

FAQs

Quais documentos para financiar um imóvel em Portugal? ›

Para comprar e financiar imóvel em Portugal você precisará dos seguintes documentos: Documento pessoal (pode ser Passaporte, BI – Bilhete de Identidade/Cartão Cidadão ou Título de Residência emitido pelo SEF); Número de identificação fiscal, o NIF de Portugal; Três últimos comprovantes de rendas (contracheque);

Quais os Pré-requisitos para financiar um imóvel? ›

Quais são os documentos necessários para financiar um imóvel?
  • Documento de identidade. ...
  • Comprovante de estado civil. ...
  • Comprovante de endereço. ...
  • Certidão conjunta de débitos referentes aos tributos federais. ...
  • Declaração de Imposto de Renda. ...
  • Extrato do FGTS. ...
  • Carteira de Trabalho. ...
  • Comprovante de renda.

Qual a taxa de financiamento em Portugal? ›

Os planos de financiamento variam conforme o banco e o imóvel. As taxas de juros ficam entre 2,5% e 4% ao ano, com financiamento de até 70% do valor da propriedade. Em média, o prazo é de 35 anos, podendo subir para imóveis novos ou descer para compradores de mais idade.

É possível financiar terreno em Portugal? ›

Disponível, regra geral, até 50 mil euros, o crédito pessoal poderá ser o produto indicado para quem quer fechar rapidamente o negócio e procura terrenos por um preço mais reduzido.

Qual a idade máxima para financiar um imóvel em Portugal? ›

No último relatório, de março de 2021, consultado pela Lusa, o BdP diz que os bancos respeitaram o limite máximo de 40 anos à maturidade nas novas operações, mas que a maturidade média do crédito à habitação até aumentou no final de 2020 para 33,2 anos, um valor acima do limiar de 30 anos previsto para final de 2022.

Quais documentos precisa levar na caixa para financiar um imóvel? ›

  • Documentação básica. para solicitação de Crédito.
  • IMOBILIÁRIO.
  • COMPRADOR(ES) - PF (Pessoa Física)
  • Documento oficial de identificação (original e cópia); • Comprovante de rendimentos (original e cópia).
  • USO DO FGTS E FINANCIAMENTO - ORIGEM DE RECURSOS FGTS.
  • • ...
  • IMÓVEL.

Quanto tempo demora para Caixa aprovar um financiamento 2022? ›

Mas afinal, quanto tempo demora para um banco aprovar um financiamento? De acordo com a Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip), o tempo médio de liberação é de 40 dias. A Caixa Econômica Federal, que responde por 70% do total de financiamentos, costuma pedir 10 dias de prazo.

Como financiar um imóvel pela primeira vez? ›

7 dicas para você financiar seu primeiro imóvel
  1. Aproveite as taxas baixas e pesquise. ...
  2. Planeje-se para pagar a entrada. ...
  3. Renegocie dívidas antigas. ...
  4. Atenção às custas cartoriais. ...
  5. Atente ao Custo Efetivo Total (CET) ...
  6. Use a portabilidade, se for necessário.
3 Nov 2020

Qual o primeiro passo para comprar um imóvel financiado? ›

Quais são as etapas para comprar um imóvel financiado?
  • 1- Planejamento.
  • 2- Escolha o Imóvel.
  • 3- Pesquise as melhores taxas em vários bancos.
  • 4- Documentação.
  • 5- Análise da Renda.
  • 6- Avaliação do Imóvel.
  • 7- Assinatura do contrato e Registro.
  • 8- Finalmente a Liberação do Dinheiro.
21 Jun 2022

Como brasileiro pode comprar imóvel em Portugal? ›

Para realizar o procedimento de comprar uma casa no país europeu, é necessário providenciar a seguinte documentação:
  • NIF – número de contribuinte português, equivalente ao CPF no Brasil;
  • Passaporte;
  • Três contracheques ou recibos de pagamento mensal;
  • Imposto de renda dos últimos 3 anos;

Como funciona o crédito habitação em Portugal? ›

Um crédito habitação é um empréstimo para a aquisição de um imóvel através de um contrato de crédito entre uma instituição financeira registada no Banco de Portugal e uma ou mais pessoas.

Qual a taxa de financiamento em 2022? ›

O encarecimento do crédito imobiliário acontece na esteira do aumento da taxa básica de juros (Selic), que passou de 2% ao ano em março de 2021 para os atuais 13,25%, com previsão de encerrar 2022 em 13,75%. No mesmo período, a taxa média do financiamento imobiliário saltou de 6,9% para 9,2%.

O que é moradia V3 em Portugal? ›

E se aparecer V1, V2, V3,…? Isto quer dizer que trata-se de uma casa (“V” de Vivenda) com tantos números de quartos, assim como nos apartamentos!

Como transferir dinheiro para compra de imóvel em Portugal? ›

Como transferir dinheiro para comprar imóvel em Portugal

A transferência de dinheiro para a compra de imóvel em Portugal pode ser feita por meio de bancos, agências dos Correios ou plataformas digitais como Remessa Online, Paypal, Wise, Western Union, entre outras.

Qual a renda mínima para financiar um imóvel de 150 mil? ›

De acordo com os dados do site da Caixa, o valor de prestação será em torno de R$ 1 mil mensais e a renda mínima familiar deverá ser de aproximadamente R$6 mil.

Qual a renda necessária para financiar um imóvel de 200 mil? ›

Uma família com renda mensal de R$ 6 mil já possui renda mínima para financiar um imóvel de R$ 180 mil a R$ 220 mil, a depender do banco, pagando uma entrada de até R$ 66 mil. Na simulação é possível ainda fazer a distinção do sistema financeiro a ser usado.

Qual o valor mínimo de renda para financiar um imóvel? ›

Não existe um valor mínimo de renda para conseguir financiar um imóvel, mas é importante ter em mente que o valor da parcela não pode comprometer mais de 30% da sua renda total. Isso significa que se você ganha R$2,000 por mês, a parcela não pode ser superior a R$600, por exemplo.

Quando um imóvel não pode ser financiado? ›

Não ter renda compatível com o valor do imóvel desejado; Ter um histórico (score) de crédito negativo; Apresentar problemas com a Receita Federal; Integrar o Cadastro de Emitentes de Cheques Sem Fundo no Banco Central.

Quanto tempo leva para a Caixa analisar os documentos? ›

Atualmente, o processo todo de concessão do crédito pode demorar, em média, 15 dias, chegando, em alguns casos, a mais de 30. Segundo a assessoria da Caixa, o tempo varia em função da regularidade da documentação apresentada pelo cliente.

É necessário Habite-se para financiamento? ›

Embora atualmente os agentes financeiros não estejam exigindo na sua grande maioria a comprovação do Habite-se para financiamento imobiliário, este é imprescindível, junto com a Certidão Negativa de Débitos emitida pelo INSS, para averbação da construção perante o Registro Geral de Imóveis.

O que reprova o financiamento da Caixa? ›

Analisa o imóvel, seu valor no mercado, sua documentação, a capacidade de financiamento do comprador interessado e a autorização da seguradora , afinal o banco não assume o risco, ele apenas intermedia a transação , quem assume o risco do financiamento é a seguradora contratada.

O que pode reprovar a vistoria do engenheiro da Caixa? ›

O Engenheiro faz uma vistoria e emite um laudo. Caso haja alguma discordância, como o Plano Diretor, da cidade, o laudo reprova o imóvel que deve ser corrigido e solicitada nova vistoria.

Como é a entrevista com a Caixa para financiamento? ›

A entrevista de financiamento Caixa é o momento em que o cliente vai conversar com o gerente do banco. Antes disso, toda a documentação já deve ter sido enviada pelo correspondente bancário (de maneira geral isso ocorre em parceria com a própria construtora) e o crédito já está pré-aprovado.

Qual banco financia 100% do imóvel usado 2022? ›

Qual banco financia 100% do imóvel usado? A Caixa Econômica Federal é o banco que “financia100% do imóvel, nas operações enquadradas no antigo modelo do Minha Casa Minha Vida.

Qual melhor banco para financiar imóvel usado 2022? ›

MELHORES FINANCIAMENTOS IMOBILIÁRIOS
  • Caixa (taxa fixa + TR)
  • Banco Inter (Taxa fixa + TR)
  • Itaú (taxa fixa + TR)
  • Itaú (taxa fixa + juros de poupança)
  • Bradesco (taxa fixa + juros de poupança)
  • Caixa (taxa fixa + poupança)
  • Bradesco (taxa fixa + TR)
  • Santander (taxa fixa + TR)

O que é necessário ter em mente antes de realizar um financiamento imobiliário? ›

Para ter sucesso na hora da aprovação do financiamento imobiliário você deve estar preparado e conhecer o processo.
...
Comprovação de renda para empresários:
  1. 3 últimos extratos bancários da conta corrente.
  2. 3 últimos extratos da conta em nome da pessoa jurídica.
  3. Imposto de Renda de Pessoa Física.
12 Nov 2021

Quais são os requisitos físicos avaliados no imóvel a ser financiado? ›

Imóvel tem que estar aprovado; ser de alvenaria; possuir completa infraestrutura; máximo de 20 anos de construção. d. Ter condições de habitabilidade, fora de áreas de risco quanto a segurança e devidamente matriculado no CRI - Cartório de Registro.

O que você precisa saber antes de comprar o primeiro imóvel? ›

1 Visite o imóvel em horários diferentes. Verifique se ele é bem iluminado, se é bem ventilado, qual a infraestrutura e os serviços existentes na região. 2 Converse com os vizinhos. Pergunte se o lugar é muito barulhento e se já houve enchente ou inundação na região.

Quais são as etapas da compra de um imóvel? ›

Saiba agora quais são as etapas necessárias para comprar um imóvel
  1. Definição dos interesses. Talvez o passo mais importante seja esse. ...
  2. Condições financeiras. ...
  3. Análise da Propriedade. ...
  4. Forma de pagamento. ...
  5. Reunião dos documentos. ...
  6. Pagamento do ITBI. ...
  7. Assinatura e registro do contrato.
3 Sept 2018

Quanto custa um apartamento de dois quartos em Portugal? ›

Em média, um apartamento T1 custa 580€, já um de dois quartos, aproximadamente 650€.

Quanto tempo leva para comprar uma casa em Portugal? ›

Os distritos mais fortes do mercado imobiliário, como Lisboa (4,1 meses), Porto (4,4 meses), Faro (6,4 meses), ou a ilha da Madeira (6,7 meses) viram o tempo de venda de casas aumentar entre 10 e 50 dias em apenas um ano.

Como é o custo de vida em Portugal? ›

O custo de vida em Portugal gira em torno de 1.500€ a 2.100€ para duas pessoas. Mas é importante ter em mente que são vários os fatores que influenciam no custo final, desde a cidade escolhida até o número de pessoas na família, passando ainda pelo padrão de vida estabelecido.

O que é imóvel t2 t3 em Portugal? ›

Em Portugal, é comum que o imóvel seja descrito através da sua tipologia (t1, t2, t3, etc) ou pelo número de divisões internas (2 assoalhadas, 3 assoalhadas, 4 assoalhadas, etc). Basicamente, a letra “T” designa a Tipologia do imóvel e o dígito especifica o número de quartos que esta habitação tem.

O que é hipoteca em Portugal? ›

A hipoteca é uma garantia real que incide sobre determinados bens imóveis ou bens móveis equiparados (automóveis, navios e aeronaves) e que confere ao credor o direito de ser pago com prioridade face a todos os outros credores que não beneficiem de privilégio creditório especial, de direito de retenção ou de prioridade ...

Como funciona o parcelamento em Portugal? ›

Além disso, não é comum parcelar as compras no cartão de crédito, como no Brasil. É possível, sim, parcelar as compras dentro do aplicativo ou do site do cartão de crédito, e não junto ao comércio.

Quanto fica a parcela de um financiamento de 200 mil 2022? ›

Financiando 200 mil, sua parcela vai está em média de R$ 1.800,00, com uma de renda em torno de R$ 5.800,00..

Qual melhor lugar para fazer financiamento? ›

Agora você já sabe que os melhores financiamentos imobiliários do mercado são:
  • ITAÚ - Crédito Imobiliário Itaú
  • CAIXA - Financiamento de Imóvel Caixa.
  • INTER - Financiamento Imobiliário Inter.
  • BANCO DO BRASIL - BB Crédito Imobiliário.
  • BRADESCO - Crédito Imobiliário Bradesco.

Qual o banco que tem a menor taxa de juros para financiamento de imóveis? ›

A subida dos juros do crédito habitacional se intensificou a partir do segundo semestre de 2021. No primeiro mês de 2022, o movimento foi liderado pela Caixa, cuja taxa média subiu de 8,30% para 8,90% ao no. Apesar da alta, a Caixa continua a oferecer a menor taxa média cobrada pelos grandes bancos: 8,9% ao ano.

O que é casa T1 em Portugal? ›

Tipologia dos imóveis

O T corresponde a tipologia, ou seja, o número de quartos do imóvel. Dessa forma, se você busca por uma apartamento de um quarto, vai procurar por um T1, caso precise de 2 quartos a busca é por um T2.

O que significa aluguel T2 em Portugal? ›

T2: apartamento de 2 quartos; T2+1: apartamento com 2 quartos mais o cômodo menor que pode ser usado como quarto ou escritório (geralmente sem janela);

O que é aluguel T2 em Portugal? ›

t1= Apartamento com 1 quarto. t2= Apartamento com 2 quartos.. e daí por diante.

Qual a melhor maneira de transferir dinheiro do Brasil para Portugal? ›

5 Melhores formas de enviar dinheiro para Portugal
  1. Wise (antiga TransferWise)
  2. Remessa Online.
  3. Western Union.
  4. MoneyGram.
  5. Vale Postal dos Correios.
29 Oct 2022

Quanto custa transferir dinheiro do Brasil para Portugal? ›

Para transferir Real para uma conta bancária em Portugal, atualmente a opção mais barata é a Remessa Online, com uma taxa de câmbio competitiva (taxa atual: 1 BRL = 0,1978 EUR) e comissões de transferência de 11,93 BRL.

Quanto custa para transferir dinheiro para Portugal? ›

Quanto custa mandar dinheiro para Portugal?
ServiçoCotaçãoCusto em taxas
WiseR$ 5,0797R$ 194,21
Remessa OnlineR$ 5,0836R$ 234
ItaúR$ 5,0812R$ 409
PayPalR$ 5,0812R$ 755,95
25 Jan 2022

Como funciona o financiamento de imóveis em Portugal? ›

Como financiar e comprar um imóvel em Portugal

O processo é semelhante ao da compra à vista, incluindo os mesmos documentos necessários. No entanto, o futuro proprietário deve desembolsar antes da celebração do contrato cerca de 30% do valor do imóvel.

Tem fundo imobiliário em Portugal? ›

O segundo maior fundo imobiliário português pertence à Fundimo, gerido pela Caixa Gestão de Ativos. Este fundo engloba também os fundos abertos, mas de rendimento. Sob a sua gestão estão mais de 616 milhões de euros, tendo sido o fundo que mais valorizou em 2020.

O que é preciso para conseguir um financiamento? ›

Para ajudar quem quer melhorar as chances de conseguir financiar um apartamento, separamos 7 dicas valiosas.
  1. Confira como está o seu CPF. ...
  2. Abra o Cadastro Positivo. ...
  3. Tenha conta no banco em que vai pedir financiamento. ...
  4. Receba seus pagamentos na conta. ...
  5. Confira o seu score. ...
  6. Reúna a documentação. ...
  7. Regularize sua empresa.

Como funciona hipoteca em Portugal? ›

As hipotecas em Portugal são geralmente até 70% para não residentes assim que os clientes devem orçamento ter aproximadamente 30% do preço de compra em sua eliminação mais o custo dos impostos e das taxas.

O que significa moradia V3 em Portugal? ›

Isto significa que a casa possui 3 quartos, sendo que um deles não possui janela. Normalmente usam este quarto para um espaço de leitura, home-office, etc… E se aparecer V1, V2, V3,…? Isto quer dizer que trata-se de uma casa (“V” de Vivenda) com tantos números de quartos, assim como nos apartamentos!

O que me impede de financiar um imóvel? ›

Não ter renda compatível com o valor do imóvel desejado; Ter um histórico (score) de crédito negativo; Apresentar problemas com a Receita Federal; Integrar o Cadastro de Emitentes de Cheques Sem Fundo no Banco Central.

Como saber se vai aprovar um financiamento? ›

Tenha um bom valor de entrada, independentemente, de o imóvel ser novo ou usado, você provavelmente vai bater no teto de financiamento, que chega no máximo em 90%. Isso significa que você de ter no mínimo 10% do valor do imóvel para que seu financiamento seja aprovado.

O que é preciso para ser fiador em Portugal? ›

O que é necessário para ser fiador de imóvel
  1. Rendimentos de trabalho.
  2. Estabilidade profissional.
  3. Ter património mobiliário e imobiliário.
  4. Ter histórico no banco que vai conceder o crédito.
  5. Nunca ter sido declarado insolvente.
  6. Bom histórico bancário.
16 Sept 2022

Como está o mercado imobiliário em Portugal? ›

Em 2021, o mercado imobiliário em Portugal continuou a dar sinais de resiliência. Entre abril e junho, os preços das casas subiram 6,6% em relação ao mesmo período de 2020, revela o relatório “Índice de Preços da Habitação”, referente ao segundo trimestre de 2021.

Videos

1. TPM, HORMÔNIOS E DR FT DUDA NAGLE
(Julia Faria)
2. SOBRE AMAR E SER (OU NÃO) CORRESPONDIDO
(Julia Faria)
3. UM PAPO SOBRE CARREIRA, MENINOS E ASTROLOGIA COM MANU GAVASSI
(Julia Faria)
Top Articles
Latest Posts
Article information

Author: Gov. Deandrea McKenzie

Last Updated: 03/10/2023

Views: 6160

Rating: 4.6 / 5 (66 voted)

Reviews: 89% of readers found this page helpful

Author information

Name: Gov. Deandrea McKenzie

Birthday: 2001-01-17

Address: Suite 769 2454 Marsha Coves, Debbieton, MS 95002

Phone: +813077629322

Job: Real-Estate Executive

Hobby: Archery, Metal detecting, Kitesurfing, Genealogy, Kitesurfing, Calligraphy, Roller skating

Introduction: My name is Gov. Deandrea McKenzie, I am a spotless, clean, glamorous, sparkling, adventurous, nice, brainy person who loves writing and wants to share my knowledge and understanding with you.